As crenças limitantes são grandes obstáculos que impedem as pessoas de alcançar seus objetivos, de viver seus valores. Eles os impedem de obter as coisas que podem alcançar por conta própria e merecem, simplesmente porque pensam de uma certa maneira. Os fracassos não demoram a aparecer e afetam a autoestima, que diminui automaticamente. A boa notícia é que crenças limitantes podem ser trabalhadas, com pensamento positivo você pode aumentar sua autoestima e atingir todo o seu potencial, pois cada pessoa foi criada com um potencial infinito.
1- O sucesso é composto de 15% de habilidade e 85% de atitude
Você acha que é tarde demais para você e seus sonhos ou que não adianta tentar algo novo porque você vai falhar de qualquer maneira? Você acredita que seu sucesso e qualidade de vida dependem de “sorte” ou “azar”?
Você sente que sua felicidade está nas mãos de outras pessoas ou que só será feliz quando… algo externo acontecer? Digamos que você não tenha tempo ou, ao contrário, que você tenha todo o tempo do mundo.
Você acha que outras pessoas são mais inteligentes/criativas/desenvolvidas do que você? O que quer que você pense, a escolha é sua. Claro, considerando cada uma das questões acima, elas podem parecer justificadas até certo ponto. Por exemplo, a crença de que você vai falhar não importa o que faça está relacionada, por um lado, a uma autoestima muito baixa, por outro lado, depende da conclusão que você tirou em um determinado momento em que falhou, e então disse a si mesmo que ações de um certo tipo levam a resultados desse tipo. Mas… que tal analisar a falha, ver exatamente o que funcionou e o que não funcionou, estudar exatamente o que você pode melhorar e tentar novamente, desta vez mais preparado, mais intencional e mais otimista?
Dizem que o sucesso é composto de 15% de habilidade e 85% de atitude. Portanto, é muito importante manter a mentalidade certa, ou seja, definir-se para pensar positivamente. desta vez mais preparados, mais bem intencionados e otimistas? Dizem que o sucesso é composto de 15% de habilidade e 85% de atitude. Portanto, é muito importante manter a mentalidade certa, ou seja, definir-se para pensar positivamente. desta vez mais preparados, mais bem intencionados e otimistas? Dizem que o sucesso é composto de 15% de habilidade e 85% de atitude. Portanto, é muito importante manter a mentalidade certa, ou seja, definir-se para pensar positivamente.
2-Analise quais preocupações com dinheiro você tem agora
Se você quer viver uma vida plena, precisa de uma estratégia para identificar as crenças limitantes que estão dificultando sua vida, a fim de analisá-las, entendê-las e superá-las. Vamos dar um exemplo de crença limitante relacionada ao dinheiro, por exemplo: “É difícil conseguir dinheiro” e “O dinheiro está escorregando pelos meus dedos”. O primeiro passo do exercício é analisar a realidade atual do dinheiro! Que tipo de dúvidas ou preocupações você tem agora?
Que problemas financeiros você enfrenta diariamente? Que tipo de emoções e sentimentos negativos você tem em relação a eles? O que evita na sua relação com o dinheiro e o que não quer admitir e quer evitar? Reserve algum tempo para responder a todas essas perguntas, de preferência escreva as respostas em algum lugar, depois leia-as em voz alta e reflita sobre elas. É importante trazer à tona sentimentos de medo, frustração, etc., porque uma vez que você se conscientize deles, será capaz de trabalhá-los. Depois de descobrir onde você está agora e como se sente em relação ao dinheiro, pode passar para a próxima etapa.
3-Pense no que seus pais lhe ensinaram sobre remuneração
Identifique crenças limitantes usando a linha da vida! Para este exercício é importante responder a outra série de perguntas: “Qual é a sua primeira lembrança relacionada ao dinheiro?”, “Que pessoa estava lá?”, “O que você ouviu?”, “O que você viu?”, ” Como você sentiu isso?”.
Próximo: O que seus pais lhe ensinaram sobre dinheiro e como eles falavam sobre isso? O pai ou a mãe eram econômicos, ponderados sobre os gastos ou o contrário?
O dinheiro era motivo de briga ou de alegria? Pegue um caderno e anote a lista de crenças limitantes que você identificou no exercício “identificando crenças”!
Escreva uma crença limitante como resultado da descoberta da resposta para cada pergunta acima, bem como as emoções que você sente quando pensa sobre essa crença limitante. Por exemplo: Melhor pobre e saudável do que rico e doente. Sentimento: frustração, porque nessa afirmação a riqueza e a saúde estão excluídas, e a saúde é o mais importante. Agora, para essa afirmação, desafio você a pensar em pelo menos uma pessoa rica que também está doente. Você vê como a afirmação não faz sentido?
Provavelmente vem do medo da doença, mas não é de todo justificado. Lembre-se da primeira vez que sentiu que não merecia dinheiro! Escreva como você se sentiu e procure pelo menos três razões pelas quais você merece dinheiro naquela época e agora. Na família, os pais são quem incutem valores através do que dizem ou fazem. As crianças são bons observadores, mas péssimos intérpretes. Assim, as crenças limitantes adquiridas em tenra idade permanecem adormecidas e, quando adultos, nunca se conscientizam delas e as examinam, filtram-nas novamente. Agora eu desafio você a fazer isso,
4-Identifique a emoção negativa e substitua-a por uma positiva
O exercício a seguir é uma ferramenta retirada da programação neurolinguística (PNL) e se chama TIMELINE. Desenhe uma linha horizontal em um pedaço de papel, que representará o eixo do tempo. Na ponta esquerda vai 0 anos, depois 3, 5, 7, 9 anos… até agora.
Você pode anotar a cada 3 anos ou 5 em 5, como quiser, o importante é que em cada fase da sua vida você se lembre e anote os eventos significativos que levaram às suas crenças limitantes sobre dinheiro. Então, na verdade, escreva na folha as memórias de experimentar essa crença entre 1 e 3 anos, entre 3 e 6 anos, etc.
Depois de completar o exercício acima, você pode usar técnicas de liberação emocional para mudar sua crença e liberar suas emoções sobre isso.
Existem duas variantes: seja tocando em pontos específicos do corpo (que podem ser assunto de outro artigo), seja estabelecendo uma frase que você repetirá diariamente, como um mantra. A frase deve ser elaborada seguindo as seguintes etapas: identificação da situação que gera estresse no momento: exemplo “não tenho dinheiro suficiente”; identificar a emoção negativa que sente por causa dessa situação: frustração, raiva, culpa, impotência, medo de um futuro incerto…; identificando a emoção positiva que gostaria de sentir, por exemplo: relaxamento, satisfação, alegria, equilíbrio, confiança.
Aqui está um exemplo concreto: “Embora eu acredite que o dinheiro é a causa de todos os males, eu me amo e me aceito profunda e completamente. Acredito que o dinheiro é a causa de todos os males, mas ESCOLHO agora abandonar essa crença. Meu corpo está seguro se eu me libertar dessa crença. Então eu escolho acreditar que o dinheiro é uma fonte de alegria.” E repita a afirmação várias vezes ao dia, em voz alta, até acreditar com todo o seu ser no que está dizendo.
DICA Coloque as notas das novas crenças em um local visível, lembre-se sempre delas e tente se visualizar realmente fazendo essas coisas
Se alguém pode, significa que você também pode
Vejamos outro exemplo de crença limitante na qual você pode trabalhar. Se você diz que não pode ganhar mais de 1.000 lei por mês, será assim! E você vai afirmar que: eu não posso/é difícil ganhar mais que esse valor no meu ramo de atividade. O que você tem que fazer? Escreva a fé em um pedaço de papel! Reflita sobre os sentimentos que isso lhe causa. Em seguida, procure no mercado por pessoas fazendo a mesma coisa que você, em um trabalho semelhante e ganhando mais. Anote na folha os exemplos concretos, com nomes e salários obtidos na mesma atividade que a sua. Agora você tem uma prova escrita de que essa crença não pode mais existir. Se outra pessoa pode, você também pode. Comece a trabalhar agora para mudar sua mentalidade. Cuidado com o que você pensa, imagine como você se sentiria em posse de uma quantia de 5.000 leus mensais, por exemplo. Anote a nova crença em seu diário: “Eu coleciono facilmente cerca de 5.000 lei da minha atividade, porque faço tudo ao meu alcance todos os dias para me desenvolver, para ser cada vez melhor e mereço ser recompensado!” Repita a afirmação diariamente, sempre que puder!